top of page
​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”     Nelson Mandela

Organização da Rotina Pedagógica

Gestão Pedagógica

 

A Creche Acalanto realiza o seu trabalho pedagógico baseado na concepção de Educação da rede da Prefeitura: o sócio- construtivismo. Os resultados de aprendizagem são apresentados em reuniões e relatórios de diagnóstico- Funcionamento de escrita a Secretaria de Educação e por meio da avaliação aplicada para as turmas do Pré.
A Instituição programa em sua ação educativa, práticas para promoção e ampliação das condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças do município.  
O lema da Creche é:
Educação, saúde e Dignidade para as crianças de nossa cidade, contemplam aos alunos considerando e respeitando suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e religiosas.
Proporcionando para as crianças o direito de brincar como forma de expressão e interação infantil. Preocupados com a garantia da qualidade nessa etapa educacional a proposta abrange práticas sociais e sistematização de experiências que buscam a construção do conhecimento num contexto Sócio- construtivista.
Esta instituição reconhece a criança como um ser de direitos com capacidade de participação e procura envolve-la num processo de descoberta e crescimento. Dessa forma, compartilhamos a responsabilidade com todos os membros necessários numa comunidade escolar.
Entende-se que a fusão de interesses e ações compreende no reconhecimento do papel de cada um. Pais, professores, direção e pessoal de apoio tendo ciência (legalmente) das funções que lhe são delegadas, unidos no desafio de construir caminhos.
Estar em constante avaliação desta etapa educacional norteará o trabalho, buscando sempre metas de qualidade em atendimento.
Buscamos superar a tradição assistencialista das creches, refletimos e orientamos sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas junto aos pais e professores que são colaboradores dentro de nossa realidade.
Fundamentados nos teóricos sócios construtivistas possibilitamos aos alunos a exploração do espaço e as relações interpessoais de forma a propiciar sua capacidade de observar, descobrir e pensar comprometidos na construção de um mundo melhor.
Entendemos a Educação como um processo de fundamental importância para transformação social e conquista da cidadania. Ciente da função e do compromisso social assumidos torna-se indissociável que todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem são co-responsáveis por resultados perante a sociedade. Por isso, trabalha-se com a convicção que a educação não é apenas um direito, mas também um dever nosso.
Coloca-se em prática uma das principais razões de ser do processo educativo: a formação de cidadãos moral e intelectualmente autônomos. De maneira democrática, ao lado dos pais, assumimos a tarefa de formar indivíduos capazes de questionar o mundo de forma competente e responsável. 
Transformar o espaço num ambiente alegre, cooperativo e amistoso, onde o afeto e emoção fortalecem vínculos positivos entre os membros desta comunidade escolar.
O currículo e as Metas de Aprendizagem estão pautados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Na formação pessoal e social baseando em experiências que favorecem a construção do sujeito em sua identidade e autonomia. O conhecimento de mundo se dá na construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimentos.
Durante as discussões em reuniões e HTPC’s diagnosticamos que nossa comunidade escolar, em sua maioria, precisa de iniciativas de motivação e valorização quanto à escolaridade. Alguns não contribuem chegando a delegar à escola questões de valores e responsabilidades que são pertinentes a família. 
O papel dos educadores ultrapassa os muros da escola quando são encarregados de instituir conceitos que deveriam vir de casa, como respeito aos colegas, necessidades básicas de higiene, cuidados com o próprio corpo, uso de materiais individuas e coletivos, bons modos durante as refeições, responsabilidade com lição de casa, entre outros.
Portanto, a escola é vista como uma instituição que contribui para formação e ascensão do presente e futuro.

bottom of page