No vídeo de hoje, iremos falar sobre o corpo humano e os seus sentidos, que são um conjunto de órgãos receptores externos de estímulos sensoriais, obtendo como função, transformar os estímulos em impulsos nervosos que serão levados até o cérebro que é o receptor interno.

Nós humanos, possuímos cinco sentidos: Visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que nos permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques.

O objetivo do vídeo nesta semana é estimular a desenvolver a coordenação motora; aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos e saber quando e como usá-los, interpretando como cada um deles funciona e opera no corpo humano.

Vamos então entender como funciona os nossos sentidos de maneira bem divertida?

Campo de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Meta: Identificar e nomear partes do corpo (pé, mão, cabeça, olhos, boca, nariz e orelha) em brincadeiras e jogos cantados.

Um grande abraço e um super Beijo! ❤

Estamos com muitas saudades.

Professoras: Dayane, Leila, Raquel e Simone.

Nessa semana preparamos um vídeo com o objetivo de estimular a concentração, atenção e memorização, que são habilidades fundamentais no processo de conhecimento. Sem a concentração é praticamente impossível aprender algo. Portanto a concentração é imprescindível para o aprendizado.

Ao final do vídeo, preparamos uma atividade, com o objetivo de estimular mais um pouquinho a coordenação motora dos nossos pequenos.

Um grande abraço e um super Beijo.

Estamos com muitas saudades!

Professoras: Dayane, Leila, Raquel e Simone.

CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO

A relação com o espaço é parte integrante da nossa vida. Desde o nascimento o ser humano tenta se adaptar e se encontrar no espaço. Um bebê, ainda recém nascido, movimenta os braços no ar, como se levasse um susto, como se quisesse pegar alguma coisa. Na verdade, ele está perdido em um espaço ainda desconhecido, ele se sente solto e desprotegido, e por isso, o colo da mãe lhe inspira segurança e conforto.

A criança ainda pequena, apenas identifica os objetos e tem como referencial o seu próprio corpo. Quando a criança começa a ter noção de espaço, ela começa a localizar objetos sem ter como referência o seu próprio corpo e passa a localizar os objetos de diferentes pontos de vista.

No vídeo dessa semana, temos como objetivo, orientar a noção espacial que a criança tem de situar-se e orientar-se, em relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direta ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si.

Uma abraço bem apertado e estamos com muitas saudades! ❤️

Professoras: Dayane, Leila, Raquel e Simone.